![]() TACTICS TUTORIAL Bem vindo, este tutorial tem o proposito de ajudar voce a entender melhor os conceitos e poder criar suas proprias taticas. Primeiro, para criar suas taticas voce precisara ter o JAVA instalado (www.java.com) Depois disso, va em Tatics no pagina principal (Para um funionamento mais facil esse tutorial usara o CSM Menu em ingles) Nessa pagina, existem alguns itens quer voce podera modificar:
Assim que todos os itens estiverem selecionados, clique em Create tactic. Se voce instalou o JAVA corretamente, voce vera essa janela (mapa escolhido foi de_aztec). Bom, agora o tutorial vai realmente comecar. Primero, vamos ver os itens nesta janela:
Agora, vamos comecar com as taticas. Primeiro de tudo, voce tem que clicar no nome dos jogadores para poder acessar as acoes que ele pode ter na tatica. Nesse exemplo, eu cliquei no jogador chamado Gohan Uma vez que o jogador for selecionado, clicar com o botao direito do mouse no mapa, para que um menu apareca com algumas opcoes. Agora nos vamos falar um pouco mais detalhadamente, um por um, sober os diferentes “Points” que voce podera usar. Create Waypoint Se voce clicar em Create Waypoint um circulo ira aparecer (ele sera da mesma cor do nome do jogador selecionado), dentro dele voce vera o numero 1. Se voce criar um segundo Waypoint, ele tera o numero 2, e assim por diante. Eu criei um waypoint, mas qual e o seu uso? Um Waypoint e um ponto de passagem, ele possibilita seu jogador fazer uma rota mais rapida(aqui, Gohan) sem sincronia (sera explicado mais a frente) com os outros jogadores. Vamos ver um exemplo disso abaixo: Em vez de explicar com palavras, aqui temos um video de como esses pontos funcionariam na pratica. (Siga o jogador chamado Gohan) Como voce pode notar, meu jogador andou sobre os waypoints que eu escolhi e nao parou em nenhum momento. Ele parou no terceiro ponto, mas isso ocorreu porque eu nao criei mais pontos. Entao, o jogador parou no ultimo ponto criado, o terceiro nesse caso. Se voce clicar com botao direito sobre o Waypoint, um menu ira aparecer com outras opcoes que voce poder escolher.
Isso e tudo sobre o Waypoint. Agora vamos ver qual o segundo ponto. Create Syncpoint Se voce clicar em Create Syncpoint, um quadrado iar aprecer com um “angulo de visao”(onde seu jogador mira). se este for seu primeiro ponto tera o numero 1 dentro dele. Ou o numero corresponde ao ponto. Eu criei um syncpoint, mas qual e o efeito dele no meu jogador? E o que significa “angulo de visao”? Um Syncpoint e como e chamado: Um ponto feito para sincronizar seus jogadores, para que ele facam a proxima acao juntos. Isso mostra que o jogador selecionado tera que parar e esperar os outros jogadores sincronizarem. Em resumo o “angulo de visao” mostra a direcao que seu jogador esta mirando. Voce pode modifica-lo clicando com o botao esquerdo no Syncpoint e mexendo o mouse. Quando voce estiver satisfeito com a direcao em que seu jogador olha, clice de novo. Se voce clicar com o botao direito no Syncpoint, um menu aparecera, mostrando as mesmas opcoes que existiam no Waypoint, com uma diferenca: uma nova opcao ira aparecer, chamada Sync Timer. Esta opcao habilita voce a escolher quanto tempo os jogadores permaneceram no Syncpointselecionado.
Vamos ver um exemplo com uma series de Waypoints e Syncpoints. Note que o quarto Syncpoint ira durar mais que o terceiro Syncpoint, porque os tempos sao diferentes. O Segundo Syncpoint nao tem tempo, entao o seu CL e quem ira decidir quanto tempo ficaram. O quinto Syncpoint e o ultimo ponto do jogador, entao nao precisa de um timer para ele pois ele nao se movimentara mais. Vamos ver um exemplo animado: Para concluir esta parte: e interressante quando voce associa os Syncpoint de difrentes jogadores. Vamo imajinar que 4 de seus jogadores tem exatamente o mesmo Syncpoint, mas o quinto jogador tem um Syncpoint diferente e bem longe no mapa. Vamos falar sobre essa imagem, porque temos aqui algumas coisas importantes (um video esta na sequencia para melhor entendimento). Primeiro, 4 jogadores (Gohan, Broly, Bejitto and Gotenks) possuem o mesmo Syncpoint (eu nao os coloquei um sobre o outro para que possa observar cada ponto de cada jogador) e um jogador (Gojita) tem um Syncpoint um pouco distante mas exatamente com o mesmo timer dos outros 4. E agora o que acontece? Porque tem alguns Syncpoints no meio… Isso eh facil. Uma vez que os 4 segundos dos primeiros Syncpoints passarem, os 4 jogadores irao para o proximo ponto(o que esta com timer de 2 segundos), MAS Gojita nao chegara la no mesmo tempo que os outros. Antes dele encontrar seus companheiros, ele ira andar para o proximo ponto (numero2), que e um Waypoint, um ponto de passagem sem nehum tipo de parada. Uma vez que ele passe por esse ponto, ele ira passar pelo ponto 3, que tambem e um Waypoint, ele ira encontrar seus companheiros no Quarto ponto, que e um Syncpoint. Como e possivel que os outros jogadores esperem alguem, considerando que seus timers era de 2 segundos? Como dito anteriormente, os Syncpoints funcionam de um jeito que sincronize o time todo. Como Gojita nao alcancou seu segundo Syncpoint (quarto ponto, mas somente o segundo Syncpoint, os outros sao Waypoints), os outros jogadores(que ja estavam em seu segundo Syncpoint) esperam o companheiro, nao contando o timer de 2 segundos. Esse timer soh comecara a funcionar quando Gojita chegar em seu segundo Syncpoint. Ai assim, finalmente, quando todos chegarem em seus destinos(segundo syncpoint) e o timer zerar(nesse caso 2 segundos), eles continuaram sua rota para o terceiro syncpoint.(ponto numero 3 para os 4 jogadores, numero 5 para o jogador Gojita). Voce pode notar que nao coloquei timer nesse ponto, como este e o ultimo ponto da minha taica, nao ha motivos para colocar um timer, pois os jogadores nao se mexerao mais. Parece complicado, mas vamos acompanhar na pratica com este video: A secao Syncpoint esta finalmente encerada. Vamos para a terceira parte. Create Waitpoint
Eu criei um Waitpoint, qual o efeito dele sobre meu jogador? Um Waitpoint e um ponto muito importante para todo seu time. Quero dizer, esse e um ponto onde um jogador seu espera, por todo o round se nescessario, e quando ele morre, os outros jogadores continuaram suas rotas pelos pontos. Talvez isto nao esteja muito claro, entao vamos ver um exemplo mais concreto. Vejamos essa tela: Nota: voce pode nao ver todos os pontos de todos os jogadores, simplesmente porque eles estao exatamente uns sobre os outros, mas nao se preocupe eles estao la. Entao o que vemos na imagem? 4 jogadores juntos (Gohan, Broly, Bejitto et Gotenks) em um Syncpoint, e somente um(Gojita)no Waitpoint. Entao, agora, o que acontece? Quando Gojita morrer, os outros 4 jogadores sairam do ponto 1(reparem que os 4 jogadores param no ponto com o mesmo numero q o Waitpoint) para o ponto 2. Para os amantes de CS ou CSS, e como se Gojita, quando moresse, desse a informacao para os outros jogadores, para que eles se movam (Os inimigos estao aqui). Esse ponto e muito util, voce pode colocar 4 jogadores com uma rota estrategica, ou esconder em uma parede/caxa(dentro de um Bomb, por exemplo), deixe um jogador sozinho no outro Bomb com um Waitpoint, com o mesmo numero que o ponto em que os outros ficarem escondidos. Como voce pode observar no momento que Gojita more, os outros jogadores continuam sua rota para o Segundo ponto. Create Camppoint Sevoce clicar em Create Camppoint, um triangulo normal ira aparecer com um “angulo de visao”. Eu criei um Camppoint, qual e o efeito dele no meu jogador? Primeiro voce tem que saber que nao pode colocar nenhum outro ponto depois do Camppoint, assim como o Waitpoint, eles serao sempre os ultimos pontos na rota de um jogador. Como voce deve ter percebido pelo nome esse e um ponto onde o jogador fica escondido em algum canto. Se voce selecionar esse ponto para um jogador, esse sera seu ultimo ponto, mas os outros jogadores continuam suas rotas, diferente do Waitpoint. De uma olhada: Nessa imagem, consiguimos ver 4 jogadores juntos(Gohan, Broly, Bejitto et Gotenks), e 1 jogador sozinho(Gojita). Vamos ver o ponto desse jogador, que por acaso e um Camppoint e ele nao se mexera por razao alguma. Os outros jogadores irao juntos para o Syncpoint 1(com timer de 2segundos), entao eles irao para o Syncpoint 2(com timer de 7 segundos), entao eles irao passar pelo Waypoint 3, para chegarem ao Syncpoint 4. Enquanto isso Gojita nao se mexeudo seu Camppoint. Nao esqueca, esse ponto pode ser interessante, mas uma vez que voce use, voce nao podera colocar outro ponto para este jogador. Conclusoes e Agradecimentos: Bom acho que completei esse tutorial. Espero que ele possa te ajudar a criar boas taticas, mas nao esqueca, e a usa vez de criar as taticas, voce nao criar a tatica perfeirta na primera tentiva. Entao, insista, tente diferentes pontos que apresentei para voce, faca varias combinacoes e voce vera o resultado(voce tem que ser VIP, pra isso :D). Os PCW estao ai para que voce teste suas taticas, assim como as Ladders ou as Ligas Amigaveis. Boa Sorte. Agradeco ao R3LiC |